Páginas

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Marmitinha


Eu gosto muito de trazer marmita pro almoço nos meus dias de serviço. Por dois motivos, comida de restaurante enjoa, e também trazendo minha comida, fico livre das tentações de misturar carboidratos e comer fritura. Ah! E também de pegar um "Batom" de sobremesa. 

Hoje achei uma matéria bem legal e resolvi compartilhar com vocês. 



A nutricionista Evie Mandelbaum, autora do livro "Cuidado, Olha o Crachá no Prato!", ensina a montar marmitas balanceadas para levar ao trabalho. 
Tudo no lugar - Compre embalagens que permitam levar a parte que será aquecida separada da salada. Assim você não terá de comer a salada quente – e não destruirá o visual da sua comida. 
Programe-se  - É preciso adquirir o hábito de cozinhar um pouco mais no jantar. E de montar a marmita antes de devorar tudo. Boa maneira de economizar e se controlar, não?
Bolsa térmica Se você mora longe do trabalho, o ideal é levar a marmita dentro de uma bolsa térmica. Assim que chegar, é preciso guardá-la na geladeira. As bolsas conservam os alimentos por até três horas.

Dúvidas

1) Quais são as vantagens em levar marmita para o trabalho?
A grande vantagem é o equilíbrio nutricional. É possível elaborar uma marmita com os principais grupos alimentares, de forma saudável. Além disso, é muito prático.
2) Quais são os principais itens de uma marmita light?
É importante mesclar diferentes tipos de ingredientes. Uma alimentação saudável e light não precisa ser sem graça. Peixes, carnes magras, verduras, frutas, legumes, oleaginosas, grãos e carboidratos complexos são a base do equilíbrio de vitaminas e fibras de que nosso organismo precisa.
3) Pode trocar o prato principal por um sanduíche?
Sim, mas não todos os dias. Inclua no recheio ingredientes magros e saudáveis. Aqui vai um bom exemplo: uma folha (alface, rúcula ou agrião), uma proteína magra (peito de peru, atum selado ou queijo branco), uma pasta (mostarda, cream cheese light ou ricota) e por último um aromático (manjericão, alecrim ou pimenta de cheiro). E o pão? Prefira os integrais, que têm mais fibras e, por isso, dão a sensação de saciedade por mais tempo.
4) Pode consumir sobremesa?
Sim, mas desde que ela seja produzida com ingredientes light ou diet. O açúcar refinado eleva a glicemia no organismo de forma rápida e isso não é muito saudável. Para quem não gosta de doce, o ideal é uma fruta.
5) Quais são as melhores sugestões de bebidas?
O consumo de líquido é sempre bom e saudável. No meio do dia, entre uma refeição e outra, tome chá ou um suco natural. Mas lembre-se de que nada substitui a água. Uma boa dica é aromatizá-la com pedaços de frutas, um pau de canela e ramos de hortelã em uma jarra. Fica uma delícia!
6) Como deve ser o armazenamento correto dos alimentos dentro da marmita?
A marmita deve ser guardada dentro da geladeira para preservar o alimento e ser aquecida na hora do consumo. A bebida também deve ser armazenada na geladeira se for a indicação, como um suco natural de fruta.
Fonte: M de Mulher


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Postagens populares